CONDIÇÕES E INJÚRIAS BUCAIS E BULLYING NO CONTEXTO ESCOLAR (ODONTOLOGIA)

Scarlet Rosa, Rayla Amorim, Mônica Lopes

Resumo


Introdução: o bullying é uma manifestação social crescente que se caracteriza por agressões intencionais e de intimidações repetitivas que podem ser verbais, físicas e psicológicas, com o objetivo de humilhar, intimidar e traumatizar crianças e adolescentes. Está relacionado às condições físicas, intelectuais e estéticas, das quais se sobressaem as orais. Essas lesões podem gerar isolamento social, vergonha e baixa autoestima, impactando diretamente na qualidade de vida das vítimas. Objetivo: explorar as condições bucais afetadas pelo bullying e seu impacto na vida dos estudantes. Metodologia: revisão de literatura com busca em artigos disponíveis integralmente e gratuitamente na internet, publicados no período de fevereiro de 2004 a agosto de 2024, nas plataformas digitais, SciELO, BBO e LILACS, nas línguas inglesa e portuguesa por meio de descritores. Foram considerados critérios de inclusão e exclusão, sendo ao final selecionados 35 materiais entre artigos e trabalho técnico, tendo em vista a afinidade com os objetivos selecionados. Considerações finais: No contexto escolar, quadros como má oclusão, edentulismo, agenesias dentárias e restaurações desgastadas ou com cores diferentes, assim como defeitos ou anomalias no esmalte e cáries visíveis são frequentemente alvos de bullying entre crianças e adolescentes. Entre as injúrias infligidas na região buco-maxilo facial resultantes das agressões, estão a escoriação, a equimose, ferida contusa e edema. As fraturas dentais apresentam baixa incidência quando comparadas às situações anteriores. Dentre as consequências do bullying, foram apontadas a depressão, baixa autoestima e a dificuldade no convívio social, podendo até mesmo resultar em baixo desempenho escolar, em bruxismo e na qualidade do sono, e em casos ainda mais graves, suicídio. No entanto, é fundamental implementar medidas preventivas interdisciplinares e com o apoio dos responsáveis para a promoção de uma cultura escolar de respeito e empatia, ao mesmo tempo em que apesar de não justificar, os problemas bucais como alvo do bullying merecem atenção e encaminhamento para tratamento. Palavras-Chave: Bullying. Constrangimento. Injúrias. Condições bucais.

Texto completo:

PDF

Referências


SILVEIRA, A. B. V da. MIRANDA FILHO, A. E. de F.; MARQUES, N. C. T. et al. What risk factors determine tooth caries today? A scoping review. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, p. e24810716548, 2021.

SPEZZ, N.R. de; MAGALHÃES, V.A. Anomalias dentárias que afetam a estética do sorriso. Facere Scientia, v. 02, n. 02, dez. 2022.

SPEZZIA, S. Implicações odontológicas do bullying na adolescência. Revista Fluminense de odontologia, p. 1-8, 16 set. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.