Resumo
Introdução: A reabsorção radicular é uma doença inflamatória que atinge os dentes decíduos e permanentes gerando a degradação dos tecidos mineralizados. Isso ocorre devido a vários fatores como trauma dentário, clareamento, tratamentos endodônticos mal executados, aparelhos ortodônticos, dentes inclusos e impactados, entre outros. O seu diagnóstico é feito de forma esporádica, o que é ainda um desafio e uma dificuldade a ser vencida pela odontologia. Seu tratamento varia de acordo com a sua natureza, causa e localização. O mecanismo de ação de algumas reabsorções externas ainda não está completamente elucidado, tornando o prognóstico nem sempre favorável. Objetivo: Conhecer os diversos tipos de reabsorções radiculares que acometem os dentes permanentes, realizar o diagnóstico de acordo com sua origem e localização e abordar as diversas terapias existentes indicadas para cada caso. Materiais e Métodos: O trabalho foi desenvolvido com base em trabalhos de conclusão de cursos, monografias, teses, revistas e dissertações, por meio de pesquisas indiretas. Foram selecionados materiais publicados nos últimos dez anos que abordaram sobre as reabsorções radiculares externas causadas pelo trauma dentário. Os termos utilizados para a realização da pesquisa foram: Trauma Dental, Reabsorção Radicular, Tratamento Endodôntico. Resultados: A maioria dos estudos publicados mostram a complexidade em diagnosticar as reabsorções de maneira rotineira devido à sua ausência de sintomatologia dolorosa. A execução das terapêuticas também constitui um desafio ao cirurgião dentista, visto que o prognóstico nem sempre é favorável dependendo da origem causal e localização da mesma. Conclusão: Diante dos estudos apresentados, observou-se a necessidade de acompanhamento preventivo e de mais pesquisas para uma melhor elucidação dos mecanismos de ação e diagnóstico das reabsorções dentárias. Palavras-Chave: reabsorção radicular; trauma dentário; tratamento endodôntico.
Referências
MORAES, F.C. Reabsorção Radicular Inflamatória Externa em Dentes Decíduos com Traumatismos Dentários e Fatores Associados. 2023. 80p. Dissertação de Curso. (Mestrado em Odontopediatria) - Universidade Federal de Minas Gerais, Colegiado de Pós-Graduação em Odontologia, Belo Horizonte, 2023. Disponível em: http:// www.catalogobiblioteca.ufmg.br. Acesso em: 17 mar, 2024. 20h.
NUNES, A.C.O. Reabsorção Cervical Invasiva: Trauma Dentário como Fator Etiológico. 2020. 46p. Tese de Doutorado. (Mestrado em Medicina Dentária). Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Granda, Portugal, 5 de jun, 2020. Disponível em: http:// www.repositorio.cespu.pt. Acesso em: 17 mar, 2024. 21h.
ORDOÑEZ, S.R. Reabsorção Radicular Externa no Tratamento Ortodôntico. 2019. 44p. Trabalho de Conclusão de Curso - (Especialização em Ortodontia) - Faculdade de Sete Lagoas. São Paulo. 2019. Disponível em: ttps://faculdadefacsete.edu.br/monografia/files. Acesso em: 22, set. 2024. 13h.