RELAÇÃO DA MÁ OCLUSÃO COM A QUALIDADE DE VIDA: REVISÃO INTEGRATIVA (ODONTOLOGIA)

Vitória Magalhães, Mônica Lopes

Resumo


Introdução: A saúde bucal é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das crianças, com influência direta na qualidade de vida e nas condições gerais de saúde. Alterações presentes, como as más oclusões, podem influenciar e impactar negativamente no cotidiano dos infantes. Objetivo: correlacionar a presença e o desenvolvimento das más oclusões em crianças com os impactos na qualidade de vida, explorando os fatores que são influenciados por tais agravos. Métodos: Revisão integrativa da literatura, fundamentada em artigos originais, disponíveis gratuitamente na internet, abrangendo o período de julho de 2004 a junho de 2024, utilizando as bibliotecas virtuais, SciELO, BVS Saúde e PubMed na língua portuguesa e inglesa. A seleção dos materiais seguiu seis etapas metodológicas, desde a identificação do tema até a síntese do conhecimento, tendo a questão central formulada com base na estratégia PICo. Resultados e Discussão: Evidenciou-se uma grande prevalência de má oclusão entre crianças, associada a consequências negativas na qualidade de vida, com proposições que trouxeram a importância de intervenções precoces e da educação em saúde, para prevenir agravos, destacando hábitos como aleitamento materno e o impacto de condições de saúde bucal. Conclusão: a má-oclusão tem origem multifatorial, e consiste em anomalias no crescimento e desenvolvimento de ossos e músculos na infância e na adolescência, passíveis de prevenção e tratamento. Existe uma interconexão com fatores de risco intrínsecos, e extrínsecos, influenciando na estrutura e na função do sistema estomatognático, assim como, na qualidade de vida e no bem-estar. Exige, portanto, melhor letramento em saúde bucal com medidas preventivas bem como, a elaboração de políticas, estratégias e tratamento precoce. Palavras-Chave: Maloclusão. Crianças. Qualidade de vida. Respiração bucal.

Texto completo:

PDF

Referências


NISHIMURA, Cintia Megumi; GIMENEZ, Sandra Rosa Machado Luz. Perfil da fala do respiradororal. Revista CEFAC, v. (12), p. (505-508), 2010.

PEREIRA, Mayara Rodrigues et al. Prevalência de má oclusão em crianças de quatro anos de idade e fatores associados na Atenção Primária à Saúde. Stomatos, v. (23), n. (45), 2017.

PAULIN, Ricardo Fabris et al. Democratização do acesso à ortodontia infantil. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. (16), n. (1), p. (555-563, 2019).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.