A MULTIPLICIDADE DE PAPEIS DA MULHER CONTEMPORÂNEA E O IMPACTO DA MATERNIDADE (PSICOLOGIA)

Beatriz Costa, Sônia Amoroso

Resumo


A maternidade, vem ao longo dos anos fazendo parte da identidade feminina, introduzida pela cultura sempre de forma naturalizada, como uma condição inerente ao ser mulher, ou seja, quase uma exigência para tornar a mulher de fato completa. Porém, o atual momento em que a sociedade se encontra os papeis femininos se expandiram para além do espaço doméstico. Assim, como objetivo geral esta pesquisa buscou descrever quais são os prováveis impactos da maternidade para as mulheres na contemporaneidade sob o olhar da psicologia. E para sua execução optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa de revisão de literatura. Aplicou-se, neste caso, as técnicas exploratória e descritiva na busca por responder a seus objetivos. Como resultados destaca-se que é fato que a decisão de ser mãe na atualidade comporta questões multifacetadas e apresenta, a depender da rede de apoio que a ela for disponibilizada, diferentes impactos que incidirão na vida profissional, social e psicológica. Concluiu-se que a saúde física e mental das mulheres é impactada diretamente pelo acúmulo de responsabilidades, especialmente no contexto da maternidade, quando se somam as atribuições que ela já tinha, às novas. Além disso, a maioria das mulheres vivencia um silenciamento que não lhes permite ser capazes de falar sobre como realmente se sentem e, assim, se veem obrigadas a vivenciar suas angústias de forma solitária. O papel da psicologia fica evidente, visando mitigar a ocorrência de sofrimentos psicológicos na gestão e assim evitar o Baby Blues e o desencadeamento da depressão pós-parto, permitindo que sua vivência da maternidade seja satisfatória. Palavras-Chave: pós-modernidade; maternidade; baby blues; saúde emocional.

Texto completo:

PDF

Referências


SOUSA, Natália Sousa. Quando a violência doméstica aumenta na gestação e no pós-parto - AzMinaRevista AzMina. Outubro de 2023. Disponível em: https://azmina.com.br/reportagens/violencia-domestica-na-gestacao-e-pos-parto/. Acesso em 21 de nov. 2024.

TARCÍZIO, Igor. Governo sanciona lei que garante atendimento psicológico às gestantes pelo SUS. Agência de Notícias do Ministério da Saúde - 13-11-2023. Disponível em:https://www.gov.br/saude/pt-

br/assuntos/noticias/2023/novembro/governo-sanciona-lei-que-garante-atendimento-psicologico-as-gestantes-pelo-sus. Acesso em 25 nov. 2024.

VANALI, Ana Crhistina; KOMINEK, Andrea Maila Voss; BOBER, Vanessa Bober. Ser mulher na sociedadebrasileira. Caderno de gêneros e tecnologia, v. 16, n. 47, p. 276-288, 2023. Disponível em:

https://periodicos.utfpr.edu.br/cgt/article/view/14526/9700. Acesso em 26 abr. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.