DESAFIOS À SAÚDE MENTAL DE GESTANTES: DO PRÉ-NATAL AO PUERPÉRIO (PSICOLOGIA)
Resumo
Grandes são os impactos à saúde mental de gestantes e puérperas no Brasil, pois as influências das construções históricas e socioculturais que moldam as experiências de maternidade ainda perduram, pois as expectativas contemporâneas, as práticas de cuidado materno e o sistema de saúde afetam o bem-estar dessas mulheres. Observa-se questões em saúde mental no pré-natal, ocasionados pela violência obstétrica e pelo pouco apoio psicológico oferecido às gestantes. O objetivo deste estudo é explorar os principais desafios à saúde mental de gestantes, desde o pré-natal até o puerpério, com foco na compreensão dos fatores sociais, emocionais e físicos que influenciam essa experiência. Este estudo utilizou uma abordagem de revisão bibliográfica, e é uma pesquisa qualitativa que buscou aprofundar o tema pela análise de publicações que abordassem práticas de cuidado preventivo à saúde mental durante a gestação e o puerpério. Os resultados indicam que tanto as narrativas culturais em torno da maternidade, quanto as lacunas nos serviços de saúde mental têm um impacto significativo sobre o bem-estar psicológico dessas mulheres. O estudo defende, portanto, uma abordagem pré-natal mais abrangente, que integre o cuidado com a saúde mental ao atendimento padrão à maternidade. Concluiu- se que é premente implementar práticas de cuidado que priorizem a saúde mental durante o pré-natal, sugerindo uma integração mais eficaz entre os serviços de saúde física e mental no âmbito do SUS. A promoção do bem-estar materno deve ser um esforço coletivo, que envolva não apenas os profissionais de saúde, mas também a sociedade como um todo. Palavras-Chave: maternidade; saúde mental; gestantes; puérperas; violência obstétrica; atendimento psicológico.
Texto completo:
PDFReferências
MATE, Gabor. O mito do normal: a ciência e a pseudociência do estresse e da saúde mental. Tradução de Fernanda Abreu.São Paulo: Editora Sextante, 2023.
MARTINS, Ana Paula Vosne. História da maternidade no Brasil: Arquivos, fontes e possibilidades de análise. In: ANPUH. XXIII Simpósio Nacional de História. Realizado em Londrina, 2005. Disponível em https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548206572_2a69af3b61ead144c0589eef75c7c9fb.pdf.
MENDES, Eugênio Vilaça. As Redes de Atenção à Saúde. Biblioteca Virtual de Saúde. 2. ed. Brasília, DF, 2011. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/redes_de_atencao_saude.pdf.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

