DIAGNÓSTICO TARDIO DO AUTISMO NÍVEL UM DE SUPORTE: UM ESTUDO AUTO ETNOGRÁFICO. (PSICOLOGIA)

Claudimeire Vargas, Sônia Amoroso

Resumo


Resumo: O presente estudo autoetinográfico buscou identificar e discutir as prováveis repercussões do diagnóstico tardio para o autista nível um de suporte. A fim de apresentar e discutir questões relativas ao prejuízo do diagnóstico tardio e suas consequências nas relações interpessoais do autista, foram utilizadas, como amostra, informações oriundas da história de vida desta autora. Desta maneira, descrevem-se experiências contextualizadas que demonstram significativos prejuízos nas relações interpessoais, que decorrem da precariedade de recursos mentais, como teoria da mente, teoria da coerência central e teoria da disfunção executiva, as quais geram falta de habilidades e competências sociais. O diagnóstico tardio, portanto, pode fazer com que pessoas emocionalmente adoecidas passem a compreender que seus sentimentos de inadequação e não pertencimento são consequências da inabilidade de comunicação e da fraca interação social. Isso pode ser amenizado a partir do momento em que são empregadas intervenções terapêuticas adequadas nas quais se aprende a respeitar as próprias limitações e a potencializar suas habilidades individuais. O diagnóstico tardio, se bem manejado, tem o poder de impactar positivamente as vidas de grande parte das pessoas que se enquadram no fenômeno estudado, oferecendo-lhes autoconhecimento para que possam viver com autenticidade e leveza. Palavras-Chave: diagnóstico tardio de TEA”, “transtorno do espectro autista (TEA)”, “espectro autista na fase adulta” “autismo e teoria da mente”, “autismo e neuroimagens” “autismo e relacionamentos interpessoais”

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Referências


GADIA, Carlos A.; TUCHMAN, Roberto; ROTTA, Newra T.. Autismo e doenças invasivas de desenvolvimento Jornal de Pediatria Abr 2004. Recurso digital disponível em:

scielo.br/j/jped/a/mzVV9hvRwDfDM7qVZVJ6ZDD/?format=pdf〈=pt Acesso em: 10 abr. 2024.

GAIATO, Mayra. S.O.S autismo: guia completo para entender o Transtorno do Espectro Autista. 2. ed. São Paulo: Versos, 2018.

GIL, Antonio Carlos, Como elaborar projetos de pesquisa. – 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.


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