ANÁLISE DA EMPREGABILIDADE DOS EGRESSOS DE ADMINISTRAÇÃO DO UNIDESC NOS ANOS DE 2021 a 2024 (ADMINISTRAÇÃO)

Marcela Ramos, Luiz do Nascimento, Izabela Visentin

Resumo


Este estudo investigou a empregabilidade dos egressos do curso de Administração do UNIDESC entre 2021 e o 1o semestre de 2024. A pesquisa aborda como esses profissionais têm enfrentado desafios e oportunidades no mercado de trabalho, avaliando a contribuição da formação acadêmica para suas carreiras. Buscou compreender como a trajetória acadêmica impactou a inserção e progresso profissional desses egressos, mapeando cargos ocupados, áreas de atuação, renda e o nível de satisfação com a formação. Utilizou-se uma metodologia descritiva e exploratória com abordagens quantitativa e qualitativa. Foram aplicados questionários estruturados via Google Forms a 49 egressos, além de entrevistas aprofundadas com um grupo seleto. Os dados qualitativos foram analisados por meio do software MAXQDA, e os quantitativos, organizados em gráficos. Entre os respondentes, 76,5% estão empregados, com aumento expressivo de renda após a graduação. Observou-se uma transição significativa para cargos em níveis estratégicos e táticos. Houve interesse crescente em educação continuada, como cursos de pós-graduação, embora muitos ainda não tenham iniciado tal percurso. A formação no UNIDESC contribuiu positivamente para a empregabilidade e crescimento profissional dos egressos. Contudo, a pesquisa destacou a necessidade de maior integração entre teoria e prática, além de suporte institucional, como parcerias e estágios. Investir em uma formação mais alinhada às demandas do mercado é crucial para aprimorar a inserção e a permanência dos egressos no mercado de trabalho. Palavras-Chave: Empregabilidade; Administração; Egressos; Inserção ao mercado de trabalho.

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Referências


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