EDUCAÇÃO FINANCEIRA E ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DE CONSUMO (ADMINISTRAÇÃO)
Resumo
A educação financeira consiste no conhecimento de como controlar e planejar suas finanças, no entanto, a maioria dos estudantes tem contato com o tema apenas mais tarde na sua vida, já na fase adulta. O tema a ser abordado tem como objetivo analisar a importância da educação financeira e os aspectos comportamentais de consumo dos alunos do (UNIDESC), bem como discutir as relações entre elas. A metodologia usada para investigar a educação financeira e aspectos comportamentais de consumo utilizou procedimentos quantitativos para análise dos dados, tendo por base um instrumento formado por questões qualitativas, usando a mediana como cálculo e a ferramenta alpha de Cronbach para testar a confiabilidade dos questionários. Já o teste do qui-quadrado é uma ferramenta estatística que mede a chance de uma diferença notada ocorrer por acaso. Os resultados obtidos consideram que a educação financeira e a falta de planejamento são um tema relevante no âmbito da faculdade, na qual grande parte dos alunos trabalha e estuda, ou seja, que gerenciam diariamente suas próprias finanças, onde se conclui que a educação financeira tem impacto positivo na qualidade de vida dos alunos. Palavras-chave: Educação Financeira; Consumo; Planejamento; Aspectos Comportamentais; Tomada de Decisão.
Texto completo:
PDFReferências
Vista do Finanças comportamentais: a relação entre o nível de educação financeira e os vieses cognitivos. Disponívelem:https://sustenere.inf.br/index.php/entrepreneurship/article/view/8282/4769
Vista do FINANÇAS PESSOAIS E EDUCAÇÃO FINANCEIRA: O PERFIL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE UM MUNÍCIPIO DO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. Disponível em:
https://periodicos.unemat.br/index.php/ruc/article/view/1382/1574. Acesso em: 3 nov. 2024.
ZAMONER, B. P. A relação entre o bem-estar financeiro e o comportamento dos indivíduos: uma revisão da literatura. Repositorio.ufu.br, 2022.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

