ESTUDO SOBRE O POTENCIAL DE RECURSOS FLORAIS NA MELHORIA DO CONTROLE BIOLÓGICO CONSERVATIVO DE PRAGAS NA AGRICULTURA (AGRONOMIA)

Caio Abreu, Washington Leite, Tadeu de Souza

Resumo


O controle biológico conservativo baseia-se na preservação de inimigos naturais existentes em um agrossistema. Entre as medidas que podem ser adotadas para preservar os inimigos naturais está a incorporação de recursos florais. Essa prática aplicada ao controle biológico oferece benefícios, atraindo tanto polinizadores quanto inimigos naturais das pragas. O objetivo deste estudo é investigar o potencial dos recursos florais para aprimorar o controle biológico conservativo de pragas na agricultura, avaliando as recomendações práticas para estratégias de manejo sustentável disponíveis na literatura científica. O método utilizado neste estudo é uma revisão bibliográfica qualitativa, de análise de conteúdo, foi realizada uma pré-seleção dos artigos, sendo considerados artigos nacionais e internacionais, abrangendo o período de 2012 a 2024, e após uma leitura completa e crítica dos artigos foi formada a amostra final. Inicialmente, foram identificados 883 registros potenciais, dos quais 25 estudos foram incluídos na síntese final, com 5 artigos sendo discutidos em maior profundidade. A adoção consciente de métodos agroecológicos, como o uso de recursos florais, é crucial para o futuro da agricultura sustentável. Essa prática não só contribui para a produção de alimentos de forma mais sustentável e equilibrada, mas também para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, assegurando a viabilidade das atividades agrícolas para as gerações futuras. Palavras-Chave: controle biológico; recursos florais; agricultura sustentável

Texto completo:

PDF

Referências


SILVA, J. A. et al. Utilização de plantas atrativas no manejo integrado de pragas. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 12, n. 2, p. 58-68, 2017.

VENZON, M.; NEVES, W. S.; JÚNIOR, T. J. P.; PALLINI, A. Controle alternativo de pragas e doenças: opção ou necessidade. Belo Horizonte: EPAMIG, 2021.

ZHOU, Shaoqun; JANDER, Georg. Molecular ecology of plant volatiles in interactions with insect herbivores. Journal of Experimental Botany, v. 73, n. 2, p. 449-462, 2022. DOI: 10.1093/jxb/erab413.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.