DIREITO DE FAMÍLIA CONSENSUAL: POSSIBILIDADE DE REALIZAR O DIVÓRCIO EXRAJUDICIAL MESMO CONTENDO FILHOS MENORES DE IDADE SOB A PERSPECTIVA DA DESJUDICIALIZAÇÃO DO DIREITO DE FAMÍLIA (DIREITO)
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar a desjudicialização do Direito de Família, focando especialmente na alteração legislativa que possibilita o divórcio extrajudicial, mesmo quando há filhos menores envolvidos. Esta mudança visa diminuir a sobrecarga nos Tribunais brasileiros, que enfrentam uma grande demanda de processos. A desjudicialização permite a realização de divórcios por meio de escritura pública, diretamente no tabelionato de notas, com base no texto constitucional e no parecer do Ministério Público. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão bibliográfica, onde foram analisados artigos de mestrado, projetos de lei e provimentos, confrontando-os com a legislação vigente. O estudo conclui que as alterações propostas no sistema de jurisdição voluntária proporcionam uma maneira mais célere, segura e eficaz de garantir o exercício dos direitos, impactando positivamente a celeridade no acesso à justiça. Palavras-Chave: Desjudicialização do divorcio. Direito de família. Divórcio extrajudicial.
Texto completo:
PDFReferências
TARTUCE, F. Manual de Direito Civil. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2020. v. único.
TARTUCE, F. SIMÃO J. S , SCHREIBER A., BEZERRA M. A. , DELGADO M.L.Código Civil Comentado - Doutrina e Jurisprudência 6a Edição . Ed. Forense. 2025
TEPEDINO G. OLIVA M. D. Fundamentos do direito cívil: teoria geral do direito civil / Gustavo, Milena Donato Oliva. - 3. e d. Rio de Janeiro: Forense, 2022.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

