FORTALECENDO A RESILIÊNCIA DE IDOSOS FRAGILIZADOS: ESTRATÉGIAS DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA (ENFERMAGEM)

Joyce dos Santos, Isadora Medeiros

Resumo


RESUMO Introdução: O envelhecimento populacional e o aumento da fragilidade entre os idosos impõem desafios significativos para os sistemas de saúde, especialmente na atenção primária. Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar as estratégias de enfermagem utilizadas para fortalecer a resiliência de idosos fragilizados na atenção primária à saúde (APS). Método: Foi realizada uma revisão bibliográfica com a seleção de artigos publicados entre 2019 e 2024 em bases de dados científicas, como PubMed, Scielo e LILACS. Resultados: Os resultados mostraram que as principais estratégias adotadas pelos enfermeiros incluem a promoção do autocuidado, o suporte psicossocial e o uso de tecnologias, como teleconsultas. Essas intervenções demonstraram ser eficazes na melhoria da autonomia, qualidade de vida e no bem-estar emocional dos idosos, especialmente durante a pandemia de COVID-19. Conclusão: Conclui-se que o enfermeiro desempenha um papel central na promoção da resiliência em idosos fragilizados, com estratégias que devem ser aplicadas de forma contínua e adaptada às necessidades individuais dos pacientes. A adoção dessas práticas na APS contribui significativamente para um cuidado mais humanizado e integral, favorecendo o envelhecimento saudável. Palavras-chave: resiliência psicológica; idosos fragilizados; enfermagem; atenção primária à saúde; autocuidado.

Texto completo:

PDF

Referências


CABRAL, J. F. et al. Avaliação da atenção integral à saúde do idoso na percepção de profissionais. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 32, 2019. Disponível em:

https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/download/8367/pdf/33315. Acesso em: 23 out. 2024.

CARDOSO, R. S. S. et al. Diagnóstico, resultados e intervenções de enfermagem ao idoso frágil, acometido por covid-19: uma análise documental. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e239997109-e239997109, 2020. Disponível em:

https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7109. Acesso em: 23 out. 2024.

CHERULLE, A. L. M. P. et al. Consequências biopsicossociais da pandemia de Covid- 19 para idosos usuários da Atenção Primária à Saúde. 2022. Disponível em: https://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1686. Acesso em: 23 out. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.