A OCORRÊNCIA DE GASTRITES E ÚLCERAS EM IDOSOS POLIMEDICADOS (FARMÁCIA)

Caio Coutrim, Wálisson Azevêdo, Consuelo Tormin

Resumo


Introdução: A polifarmácia se caracteriza pelo uso de múltiplos medicamentos simultâneos por um mesmo paciente. Esse termo é associado com frequência à população idosa, que por conta do envelhecimento se torna um público mais suscetível às doenças crônicas. Embora muitas vezes necessária, a polifarmácia aumenta o risco de interações medicamentosas e reações adversas. Por outro lado, um grupo de doenças gastrointestinais como gastrites e úlceras ocorre com grande frequência na população, inclusive nas pessoas que fazem uso da polifarmácia, desencadeando a necessidade de que profissionais de saúde, inclusive farmacêuticos, desenvolvam estratégias assertivas para o cuidado dessas pessoas. Objetivo: Discorrer sobre a ocorrência de gastrites e úlceras em idosos em uso de polifarmácia. Metodologia: Trata-se de revisão de literatura de natureza descritiva, com referencial pesquisado nos bancos de dados Scielo e Google Acadêmico, além de materiais utilizados por órgãos públicos oficiais, voltados ao assunto. Discussão: A ocorrência de gastrites e úlceras em idosos polimedicados é um problema que afeta parcela significativa da população, e por tal motivo, é necessário desenvolver intervenções para minimizar o problema. Conclusão: Conclui-se que a polifarmácia exige monitoramento rigoroso, especialmente em idosos, para minimizar os impactos negativos e garantir a segurança do paciente. A atuação de equipes multiprofissionais, com foco na individualização do tratamento e no uso racional de medicamentos, assim como o planejamento de tratamentos alternativos menos agressivos, são fundamentais para melhorar a qualidade de vida dessa população. Palavras-Chave: polifarmácia em idosos; cuidados ao paciente idoso; gastrites e úlceras e a polifarmácia; gastrites e úlceras em idosos; Desprescrição

Texto completo:

PDF

Referências


STUCHI, Bruno Pereira. Polifarmácia em idosos na atenção primária. Curso de Especialização em Saúde da Família, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

TINÔCO, ERICA ELEN ASSIS et al. Polifarmácia em idosos: consequências de polimorbidades. Brazilian Journal of Surgery & Clinical Research, v. 35, n. 2, 2021.

TRAORÉ, Oumar et al. Therapeutic Profile and Prognostic Factors of Patients Suffering from Upper Digestive Bleeding at Sikasso Regional Hospital. Open Journal of Gastroenterology, v. 14, n. 9, p. 300-312, 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.