CONSEQUÊNCIA DO USO INDISCRIMINADO DA SEMAGLUTIDA POR MULHERES (FARMÁCIA)

Marcos Melo, Samara Coelho, Luciana Sousa

Resumo


Introdução: O pensamento de que se é possível atingir um “corpo perfeito” é amplamente divulgado e incentivado, fazendo com que as mulheres encontrem defeitos em seus corpos e passam, então, a viver uma relação complexa com a própria imagem. A semaglutida é um medicamento que está sendo utilizado de maneira irregular para fins estéticos. A automedicação pode ser conceituada como a escolha dos indivíduos de tratar enfermidades ou sintomas por meio de recursos farmacológicos sem a inspeção ou a orientação de um profissional qualificado para tal, fazendo uso de medicamentos autorizados e acessíveis sem prescrição, ficando vulneráveis ao uso indevido de fármacos. Objetivo: O objetivo principal deste estudo foi realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a automedicação do fármaco semaglutida por mulheres em constante busca do corpo perfeito. Métodos: Realizou-se o levantamento bibliográfico de artigos científicos, além de revistas da área da saúde, bulas, entrevistas e notícias de jornais de renome que tratam do assunto, por meio de buscas em base de dados eletrônicas como PubMed da National Library of Medicine, Scielo e Google Acadêmico. Conclusão: Diante a análise das publicações incluídas neste estudo foi possível observar que a semaglutida não cura a obesidade, mas auxilia no processo inicial de perda de peso. Também foi possível chegar a conclusão de que há necessidade de se desenvolver evidências científicas mais precisas e seguras a respeito do uso da semaglutida pelo público feminino, já que para este trabalho as mesmas encontravam-se escassas. Palavras-chaves: Consequências; Corpo perfeito; Emagrecimento; Mulheres; Semaglutida.

Texto completo:

PDF

Referências


ARLOTA, et al. Efeitos da semaglutida na perda de gordura e de massa muscular. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 6, n. 2, p. 2018-2035, 2024.

BBC NEWS BRASIL. Quais os riscos do Ozempic®®, que a atriz diz ter tomado antes de ser hospitalizada. BBC News Brasil. Disponível em:

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c05ze1d0j7yo. Acesso em: 28 nov. 2024.

BEZERRA, Thaynara Paula Warren et al. Perigos e consequências do uso indiscriminado de Ozempic®® no emagrecimento. Revista Foco, v. 17, n. 6, p. e5289-e5289, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n6-004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.