EFEITOS DO TREINAMENTO MUSCULAR INSPIRATÓRIO NO PACIENTE COM ASMA: UM ESTUDO DE CASO (FISIOTERAPIA)

Ana Rogéria de Freitas, Larissa Caldas, Larissa Lenza

Resumo


Introdução: A asma é uma condição respiratória crônica que causa obstrução das vias aéreas, levando a sintomas como dispneia e tosse. O Treinamento Muscular Inspiratório (TMI) pode melhorar a função respiratória ao fortalecer os músculos respiratórios, aliviando sintomas de pacientes asmáticos. Materiais e Métodos: Este estudo de caso foi realizado em uma paciente com asma leve, obesa e sedentária, durante três meses de TMI. Foram avaliados a função respiratória e a capacidade física antes e após a intervenção, utilizando testes como o teste de caminhada de 6 minutos e a manovacuometria. Resultados: Após o treinamento, a paciente apresentou melhoras significativas como: aumento das pressões Inspiratória Máxima (PImáx) e Expiratória Máxima (PEmáx), houve também um aumento na distância percorrida no teste de caminhada de 6 minutos, além de uma melhoria na percepção de dispneia. Conclusão: O TMI demonstrou ser eficaz na melhora da função respiratória e no aumento da capacidade física de pacientes asmáticos. No entanto, mais estudos são necessários para avaliar os benefícios em diferentes perfis de pacientes. Palavras-Chave: Asma; Treinamento Muscular Inspiratório (TMI); Fisioterapia

Texto completo:

PDF

Referências


SANTOS, Roberta Magalhães Guedes dos et al. Manovacuometria realizada por meio de traqueias de diferentes comprimentos. Fisioterapia e pesquisa, v. 24, p. 9-14, 2017.

SBPT. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Asma, 2020. Disponível em: [https://sbpt.org.br/portal/espaco-saude-respiratoria-asma/]. Acesso em: 29 março 2024.

SILVA, Ivanizia Soares da. Efetividade e segurança do treinamento muscular inspiratório na asma: ensaio clínico randomizado. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.