TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM PACIENTES COM CINESIOFOBIA ACOMETIDOS POR DOR LOMBAR CRÔNICA (FISIOTERAPIA)
Resumo
Introdução: Dor lombar é a dor na região lombar da coluna, classificada como aguda, subaguda ou crônica, conforme a duração dos sintomas. Muitos associam alívio a medicação e repouso, evitando exercícios físicos e com isso o medo do movimento se torna cada vez mais presente. Objetivo: Evidenciar as condutas mais utilizadas e recomendadas para o tratamento fisioterapêutico em pacientes com cinesiofobia acometidos por dor lombar crônica. Métodos: Revisão sistemática, qualitativa, de natureza básica, com busca em bases como SciELO, PubMed, BVS e LILACS. Resultado: Foram encontrados 48 artigos, dos quais após serem aplicados os critérios de inclusão e exclusão, restaram 4 para a escrita final deste artigo. Conclusão: A dor lombar crônica associada à cinesiofobia é um desafio multidimensional, impactando aspectos físicos, psicológicos e emocionais. O tratamento fisioterapêutico deve ser multidisciplinar, incluindo cinesioterapia, educação em dor, aliança terapêutica e estratégias psicológicas, como terapia cognitivo-comportamental, visando reduzir a dor e promover bem-estar físico e mental. Palavras-Chave: Fisioterapia; Cinesiofobia; Lombalgia.
Texto completo:
PDFReferências
NASCIMENTO, P. R. C. DO.; COSTA, L. O. P. Prevalência da dor lombar no Brasil: uma revisão sistemática. Cadernos de Saúde Pública, v. 31, n. 6, p. 1141–1156. 2015.
NUNES, G.C.; Nascimento, M.C.D.; Luz, M.A.C.A. Pesquisa científica: conceitos básicos. 2016.
ROSSETTI, E.S et al. Educação em neurociência da dor e Pilates para idosos com dor lombar crônica: ensaio clínico controlado randomizado. Acta Paulista de Enfermagem [online]. V. 36. 2023.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

