ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NA FUNCIONALIDADE DO OMBRO NO PÓS- OPERATÓRIO DE MASTECTOMIA RADICAL (FISIOTERAPIA)

Gabriella Silva, Hellem Ferreira, Larissa Lenza

Resumo


Introdução: O câncer de mama feminino é o segundo mais comum no Brasil, com cerca de 66 mil casos anuais. O tratamento envolve cirurgias, como a mastectomia radical, que pode resultar em sequelas no pós- operatório, afetando a funcionalidade do ombro e a qualidade de vida do paciente. Objetivo: Descrever a atuação do fisioterapeuta na funcionalidade do ombro em um pós-operatório de mastectomia radical. Métodos: O estudo caracteriza-se como de natureza básica, utilizando o método de revisão integrativa, com uma abordagem explicativa, baseado em pesquisas bibliográficas de publicações obtidas nas bases de dados eletrônicas, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), PubMed, Physiotherapy Evidence Database (PEDro) e Scientific Electronic Library Online (Scielo), em inglês, português e espanhol publicados nos últimos 5 anos. Resultados: Os resultados indicam que todos os estudos concordam na eficácia da fisioterapia no pós- operatório para melhorar a funcionalidade do ombro e reduzir a dor. Conclusão: Dessa forma, nota-se que a fisioterapia tem um papel fundamental na reabilitação funcional do ombro após uma mastectomia radical, sendo essencial para prevenir e tratar as complicações.

Texto completo:

PDF

Referências


RETT, Mariana Tirolli et al. Fisioterapia após cirurgia de câncer de mama melhora a amplitude de movimento e a dor ao longo do tempo. Fisioterapia e Pesquisa, v. 29, p. 46-52, 2022.

SANTANA-LÓPEZ, Karen Stephania et al. Postmastectomy analgesia with subcutaneous infiltration of ketamine with lidocaine in surgical wound. Revista medica del Instituto Mexicano del Seguro Social, v. 61, n. Suppl 2, p. S120–S126, 2023.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. E ampl. São Paulo :Cortez, p. 118, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.