A ATUAÇÃO E A EFICÁCIA DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM PACIENTES COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA (FISIOTERAPIA)
Resumo
Introdução: a doença pulmonar obstrutiva crônica engloba o diagnóstico de enfisema pulmonar e da bronquite crônica, resultando em alterações na funcionalidade dos bronquíolos e alvéolos. Objetivo: analisar as práticas da fisioterapia respiratória e a eficácia em pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Métodos: o presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática qualitativa que utilizou ensaios clínicos publicados nas bases de dados PubMed, SciELO, LILACS, PEDro e BVS. Foram incluídos os estudos entre os anos de 2019 e 2024, com o público-alvo de adulto e idosos, nos idiomas em inglês, espanhol e português, sendo excluídos publicações que fujam do tema, dos anos estabelecidos ou qualquer estudo que não seja ensaio clínico. Resultados: na busca realizada na base de dados foram encontrados 1526 estudos, reduzindo para 202 após adicionar os critérios de inclusão e exclusão. Após análise das pesquisas, foram incluídos 9 artigos nesta revisão. Conclusão: a fisioterapia respiratória mostra-se eficaz na redução dos sintomas, auxiliando a diminuir a fadiga e dispneia, proporciona a melhora da troca gasosa e função pulmonar, além de aumentar a tolerância ao exercício e consequentemente o aumento da qualidade de vida dos pacientes. Palavras-Chave: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Fisioterapia Respiratória; Adultos; Idosos e Tabagismo.
Texto completo:
PDFReferências
SILVA, Luiz Eduardo Eugênio. Efeitos da fisioterapia respiratória na qualidade de vida de pacientes com DPOC em reabilitação: uma revisão integrativa. 2023.
TOUNSI, Bilel et al. Effects of specific inspiratory muscle training combined with whole-body endurance training program on balance in COPD patients: randomized controlled trial. PLoS One,
v. 16, n. 9, p. e0257595, 2021.
TUNG, Lan-Fang et al. Effect of high-flow nasal therapy during early pulmonary rehabilitation in patients with severe AECOPD: a randomized controlled study. Respiratory research, v. 21, p. 1- 11, 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

