ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NA BRONQUIOLITE INFANTIL (FISIOTERAPIA)

Paulina Oliveira, Rayanne Santos, Ana Letícia Galdino

Resumo


Introdução: A bronquiolite é uma infecção respiratória causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR), sendo a principal causa de doenças do trato respiratório inferior em crianças, especialmente nos primeiros anos de vida. Objetivo: Avaliar e observar os efeitos da atuação da fisioterapia respiratória na bronquiolite infantil. Materiais e Métodos: O presente estudo foi elaborado em uma estratégia de revisão sistemática de cunho qualitativo. A pesquisa foi realizada por meio de dados obtidos nas plataformas virtuais científicas. A pesquisa foi restringida ao período de 2011 a 2024. Resultados: Na busca realizada nas bases de dados foram inicialmente identificados 433 artigos. Após a aplicação do descritor “bronquiolite infantil”, o número foi reduzido para 133, contudo desses, 50 foram excluídos. Destes, 9 atenderam aos critérios de elegibilidade e foram incluídos na revisão sistemática. Conclusão: A evidência dos casos estudados, sugere bons resultados das técnicas de fisioterapia, como a ventilação mecânica não invasiva, expiração lenta e prolongada, oxigenoterapia, aspiração das vias aéreas superiores, onde promoveu uma permeabilização das vias aéreas, remoção de secreção e no conforto e na recuperação dos sintomas da população estudada. Palavras-Chave: Fisioterapia Respiratória, Bronquiolite Infantil e Bronquiolite Viral.

Texto completo:

PDF

Referências


Remondini, Renata et al. Comparative analysis of the effects of two chest physical therapy intervention in patients with bronchiolitis during hospitalization period. Einstein ( São Paulo) [online]. 2014, v. 12, n. 4.

Roqué I Figuls M, Giné-Garriga M, Granados Rugeles C, Perrotta C, Vilaró J. Chest physiotherapy for acute bronchiolitis in paediatric patients between 0 and 24 months old. Cochrane Database of Systematic Reviews 2016, Issue 2. Art. No.: CD004873. DOI: 10.1002/14651858.CD004873.pub5.

Siddaway, A. P; Wood, A. M; Hedges, l. V. How to do a systematic review: a best practice guide for conducting and porting narrative reviews, meta-analyses, and meta-synthesis. Annual Review of Psychology, v. 70, n. 1, p. 747-770.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.