EFEITO DA LASERTERAPIA NA CICATRIZAÇÃO DE LESÃO CUTÂNEA (MEDICINA VETERINÁRIA)

Gabriel Monteiro, Maria Eduarda Orlando, Camila Lenza

Resumo


A laserterapia atua diretamente no tratamento e recuperação de diversas afecções, principalmente no processo de cicatrização de feridas. Lesões acometidas por miíases sofrem retardo na cicatrização, pois elas comprometem os tecidos dificultando a reparação tecidual, logo, o tratamento mecânico e medicamentoso para remoção das larvas é essencial para obtenção da cicatrização completa de uma lesão com processo inflamatório e infeccioso avançados. Contudo, em alguns casos é necessário fazer a remoção de estruturas outrora necrosadas e realizar desbridamentos para gerar a ativação de tecido saudável. O prognóstico pode ser favorável a depender da presença de comorbidades e o tempo de tratamento irá variar conforme a metodologia utilizada. Relato de um cão, jovem, sem comorbidades onde foram realizadas 6 sessões de laserterapia a cada 48 horas, totalizando 11 dias de tratamento intensivo que potencializou a contração da ferida e o processo de cicatrização em tempo inferior a outros tipos de tratamentos, trazendo agilidade para o conforto e qualidade de vida do paciente. Palavras-Chave: Laserterapia, lesão, miíase, cicatrização.

Texto completo:

PDF

Referências


Fossum, T. W. Cirugia do Sistema Tegumentar. In: Cirurgia de pequenos animais. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Inc, 2021. p. 190–252.

Fossum, T. W.; Carplan, E. R. Cirurgia de Ouvido. In: Cirurgia de pequenos animais. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Inc, 2021. p. 913–1004.

Galo, I. D. C., Prado, R. P., & Santos, W. G. D.. (2022). Blue and red light photoemitters as approach to inhibit Staphylococcus aureus and Pseudomonas aeruginosa growth. Brazilian Journal of Biology, 82, e231742. Disponivel em: https://doi.org/10.1590/1519-6984.231742. Acesso em: 02 nov. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.