PERCEPÇÃO DE TUTORES DE CÃES E GATOS SOBRE CUIDADOS DOS ANIMAIS SENIS. (MEDICINA VETERINÁRIA)

Gabriella Silva, Naiane Monteiro, Priscila Ribeiro

Resumo


A presente pesquisa tem como principal objetivo identificar a percepção de tutores de cães e gatos em relação a senilidade de seus pets, visto que estes atualmente apresentam uma maior longevidade e que precisam de uma abordagem mais cuidadosa nessa fase da vida. Com o avançar da idade os animais apresentam alterações comportamentais, físicas e metabólicas que exigem atenção dos tutores e ajustes necessários na rotina para adaptação da nova realidade exigida pela idade. A partir dos resultados obtidos podemos concluir que uma grande parcela dos animais é idosos e há uma prevalência na identificação de algum tipo de alteração comportamental nos animais nessa faixa etária, porém 19,67% dos entrevistados não identificaram nenhum tipo de alteração em seus animais senis. Também foi demonstrado que só buscam um atendimento com o Médico Veterinário em casos de emergência. Portanto, é de suma importância a conscientização sobre identificação de possíveis alterações que ocorrem com o avançar da idade para que se possa ter um diagnóstico e tratamento de forma precoce, adaptações sejam realizadas conforme a necessidade do pet senil. Palavras-Chave: Cuidados; Envelhecimento; Geriatria; Senilidade.

Texto completo:

PDF

Referências


Fortney, W. D. Geriatria e Senilidade. In: Hoskins, J. D., org. Geriatria & Gerontologia do cão e gato. 2. ed. São Paulo, Brasil: Roca, 2008. cap. 1, p. 13.

Goldston, R. T; Hoskins, J.D. Geriatria e gerontologia cão e gato.2 ED. São Paulo: Roca, 1999, p. 31.

Gomes, M. O. S. & Carciofi, A. C. Senescência e senilidade em cães e gatos. Revista Pet Food Brasil, São Paulo, v. 2, n. 10, set/out. 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.