NÃO DEIXE PARA AMANHÃ: O PAPEL DA TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DE BURNOUT (PSICOLOGIA)
Resumo
RESUMO A síndrome de Burnout (SB) é uma resposta prolongada ao estresse interpessoal no ambiente de trabalho, caracterizada por três dimensões inter-relacionadas: esgotamento emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) emerge como uma abordagem eficaz no tratamento dessa condição, oferecendo uma estrutura focada na resolução de problemas imediatos. Este artigo revisa as definições, sintomas e critérios diagnósticos da Síndrome de Burnout, além de explorar como a TCC pode auxiliar na recuperação dos indivíduos afetados. A pesquisa foi baseada em artigos científicos e livros acadêmicos, através de uma pesquisa de bibliografia exploratória visando proporcionar um conhecimento abrangente e estratégias de tratamento eficazes para a síndrome de Burnout. Também se destaca os principais sintomas e a importância de empresas e instituições na implementação de programas que promovam a qualidade de vida dos colaboradores, utilizando técnicas cognitivas e comportamentais para reduzir o impacto dessa síndrome no ambiente organizacional. Palavras-chaves: Síndrome de Burnout; estresse no trabalho; doença ocupacional; psicologia e Teoria Cognitiva Comportamental.
Texto completo:
PDFReferências
SADIR, M. A., et al. Stress e qualidade de vida: influência de algumas variáveis pessoais. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 20, p. 73-81, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/ctxdtbWNVN6FFJCFfvtGKXJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 abr. 2024.
SELYE, H. Stress: A tensão da vida. São Paulo: IBRASA,1959.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/inter/a/CjwFxcQcPrxcn9BYTNwFQvJ/?format=pdf. Acesso em: 05 mai. 2024.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

