Resumo
O câncer feminino causa impactos na identidade e auto estima da mulher, interferindo também nas suas relações conjugais. Historicamente, as mulheres são associadas ao papel de cuidadoras; diante do adoecimento feminino, esse papel se inverte, e o apoio do cônjuge, por vezes, não é recíproco. Este artigo, baseado em pesquisa bibliográfica, tem como objetivo analisar o impacto do abandono marital no emocional de mulheres em tratamento oncológico. O trabalho destaca como a nova dinâmica criada pelo adoecimento pode alterar a relação conjugal resultando numa possível dissolução. Examina-se as raízes sociais dos relacionamentos e as implicações do câncer para a mulher, além dos mecanismos de enfrentamento adotados diante da realidade do abandono marital. Conclui-se que a dimensão do abandono extrapola a simples ruptura do laço conjugal ou afetivo, ele reflete a histórica subjugação feminina. O marido, por vezes, não ocupa o lugar de amparo e não representa o cuidado que estas mulheres necessitam, distanciando-se e negligenciando as necessidades da companheira. Esse afastamento gradativo e impulsivo no vínculo conjugal intensifica o sofrimento e o estresse da mulher, especialmente considerando que o apoio social é essencial no enfrentamento da doença. Palavras-Chave: Casamento; relações maritais; relações afetivas; gênero; mulheres; câncer; neoplasias malignas e relacionamentos.
Referências
PIMENTEL, Natalia Beatriz Lima. O custo da cura: repercussões psicossociais do tratamento radioterápico para o câncer do colo uterino. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade
Federal Fluminense, Niterói, 2021. Disponível em: < https://app.uff.br/riuff/handle/1/23484>. Acesso em: 13
set. 2024
PIMENTEL, Natalia Beatriz Lima et al. Repercussões Psicossociais Do Tratamento Radioterápico Para O Câncer Do Colo Uterino: Uma Abordagem Qualitativa. Cogitare Enferm. 28. 2023. Disponível em:
Https://Doi.Org/10.1590/Ce.V28i0.83874. Acesso em 19 set. 2024.
QUEIROZ, Anna Karoliny Matias; SANTOS, Ludmilla Souza dos; PARRAGA, Maria Beatriz Bastos. A atuação dos psicólogos junto a mulheres com câncer de mama. TCC-Psicologia. 2020. Disponível em:
https://www.repositoriodigital.univag.com.br/index.php/Psico/article/view/623 Acesso em: 22 mar. 2024.