ROMPENDO O CICLO DA MANIPULAÇÃO EMOCIONAL COM A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM MULHERES SOCIALMENTE VULNERÁVEIS EM GOIÁS (PSICOLOGIA)

Cláudia Correia, Fabíola Vinhal

Resumo


A violência psicológica contra mulheres socialmente vulneráveis em Goiás apresenta um impacto profundo na saúde mental dessas vítimas, afetando sua capacidade de enfrentar situações adversas, prejudicando o bem-estar emocional. Este estudo teve como objetivo investigar a eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) como uma ferramenta terapêutica no rompimento do ciclo de manipulação emocional frequentemente enfrentado por essas mulheres. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo qualitativo e bibliográfico, analisando 25 publicações relevantes dos últimos 10 anos. Os dados foram obtidos em plataformas reconhecidas, como Google Acadêmico, SciELO e PubMed, utilizando palavras-chave cuidadosamente selecionadas, como "Terapia Cognitivo Comportamental", "mulheres socialmente vulneráveis", "manipulação emocional" e "violência doméstica". Os achados foram organizados e analisados tematicamente, com foco na compreensão da eficácia da TCC na reestruturação de pensamentos disfuncionais, comportamentos prejudiciais e padrões emocionais que mantêm as vítimas presas a relações abusivas. Os resultados demonstraram que a TCC é uma abordagem eficaz para reduzir sintomas psicológicos comuns nesse grupo, incluindo ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós- traumático (TEPT). Além disso, a TCC contribuiu para melhora da autoestima, autonomia e da capacidade de tomada de decisão das mulheres, fortalecendo-as a romper com os ciclos de violência. Conclui-se que a TCC é uma estratégia terapêutica de grande relevância no enfrentamento da violência psicológica contra mulheres, pois oferece suporte emocional estruturado e ferramentas práticas que as auxiliam na recuperação do controle de suas vidas. Dessa forma, dentro do contexto de vulnerabilidade social e violência doméstica no Estado do Goiás a TCC promove mudanças significativas e duradouras. Palavras-Chave: Terapia Cognitivo-Comportamental; vulnerabilidade social; violência psicológica; saúde mental; mulheres.

Texto completo:

PDF

Referências


GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. Goiás tem queda de mais de 37% nos casos de feminicídios. Disponível em: https://goias.gov.br/goias-tem-queda-demais-de-37-nos-casos-de-feminicidios/. Acesso em: 01 dez. 2024.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estatísticas de gênero: indicadoressociais das mulheres no Brasil, 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 2 dez. 2024.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA (Ipea). Retrospectiva Ipea 2023. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/categorias/45-todas-as

noticias/noticias/14839-retrospectiva-ipea-2023. Acesso em: 05 dez. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.