RUPTURA E ADOECIMENTO: A FALTA DE SENTIDO NO TRABALHO DOCENTE (PSICOLOGIA)

Lidiane Mota, Ramon Silva

Resumo


A literatura aponta diversos desafios relacionados ao trabalho docente que se manifestam como fatores de risco à saúde mental, podendo ocasionar o adoecimento emocional. Ante os desafios já conhecidos, é proposto um olhar diferente: a falta de sentido no trabalho como possibilidade de adoecimento emocional na categoria docente. Portanto, o objetivo deste trabalho é investigar a falta de sentido no trabalho como possibilidade de adoecimento na categoria docente. Para isso, foi adotado como método a pesquisa bibliográfica de viés qualitativo descritivo, com consulta em sites acadêmicos (Google Acadêmico e Scielo), repositórios universitários, livros digitais e físicos. Descritores: “trabalho e sentido da vida”; “o sentido no trabalho Viktor Frankl”; “valores de criação e o trabalho”; “adoecimento emocional de professores”. Os dados coletados e a análise realizada evidenciaram que a falta de sentido no trabalho docente pode levar ao adoecimento emocional, pois o trabalho não produz mais realizações ao professor. Entretanto, a vivência do sentido no trabalho pode ser um fator de proteção ao perceber esse trabalho como significativo e satisfatório. Assim, verificou-se que a falta de sentido no trabalho contribui para o adoecimento emocional do professor, o que pode causar uma ruptura com o ser docente. Percebe-se que os desafios relacionados à forma com que o trabalho docente está estruturado hoje, acaba por dificultar a vivência plena do sentido, contudo, defende-se que o sentido é um caminho para enfrentar esses desafios. Palavras-Chave: sentido; trabalho docente; adoecimento emocional.

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Referências


FRANKL, V. E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 45. São Leopoldo / Petrópolis: Editora Sinodal/Editora Vozes, 1984.

FRANKL, V. E. Psicoterapia e sentido da vida: Fundamentos da Logoterapia e Análise Existencial. Publicado originalmente em 1973. São Paulo: Editora Quadrante, 2003.

FRANKL, V. E. Um sentido para a vida: psicoterapia e humanismo. Aparecida / São Paulo.: Editora Ideias & Letras, 2005.


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