Resumo
Os impactos da religião nas questões de gênero integram uma série de crenças, estigmas e práticas discriminatórias que levam ao público LGBTQIAPN+ a terem sua saúde psicológica afetada pois tal discriminação coloca em questão sua identidade e a sua forma de existir no mundo. Este artigo, baseado em pesquisa bibliográfica, tem como objetivo analisar os possíveis impactos sociais e psicológicos que as instituições religiosas cristãs têm sobre a vivência de pessoas LGBTQIAPN+. O trabalho destaca os impactos das crenças religiosas como um fator que leva ao preconceito, exclusão e à discriminação da vivência do público LGBTQIAPN+ por não estarem incluidos na heteronormatividade imposta por dogmas religiosos como a regra padrão. Algumas pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ permanecem em ambientes familiares preconceituosos por medo de uma descriminação maior por parte da sociedade. Conclui-se que o preconceito sofrido pela comunidade LGBTQIAPN+ por meio das crenças e fatores socioculturais advindos da religião vem se perpetuando pelos anos e essa realidade é vista e colocada por vários autores e colocada como um dos fatores que mais causam impactos negativos nesse público que incluem fatores psicológicos que os fazem questionar sua existência e sua subjetividade no mundo por não seguirem o que é imposto pela norma religiosa. Palavras-Chave: Religião; Igreja; Gênero; LGBTQIAPN+.
Referências
RIBEIRO, Laura Moraes; Scorsolini-Comin, Fabio. Relações entre religiosidade e homossexualidade em
jovens adultos religiosos. Psicologia & Sociedade, v. 29, p. e162267, 2017. Disponível em:
https://doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29162267. Acesso em: 11. abril. 2024.
ROCHA, Wilton da Silva; Sampaio, João Marcos F. O direito e a religião como formas de controle social:socialização, intersecções e dilemas. Revista Brasileira de Sociologia do Direito, 2016, v. 3, n.3.
Disponível em: https://revista.abrasd.com.br/index.php/rbsd/article/view/68/92. Acesso em: 13.abril.2024.
ROMUALDO, Flávio Dropa, U. E. P. G. et al. Entre fé e liberdade: desafios da laicidade e proteção de direitos fundamentais no Brasil da comunidade LGBTQIAPN+. E-Civitas, v. 16, n. 2, p. 192-214, 2023.
Disponível em: https://revistas.unibh.br/dcjpg/article/view/3688/pdf. Acesso em: 13.abril.2024.