A RECONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DA MULHER APÓS O DIVÓRCIO SEGUNDO A TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL (PSICOLOGIA)

Ricaiany Santos, Sabrina Lemos, Cícero Andrade

Resumo


A mulher que passa pelo contexto de separação conjugal vivencia mudanças no decorrer e após o divórcio, e neste percurso ela se encontra em um processo de luto, ocorrendo transformações em sua identidade e individualidade. Este artigo de natureza qualitativa de base bibliográfica, propõe compreender o desenvolvimento da autoestima na mulher e seus impactos após o divórcio e analisar as intervenções segundo os princípios da Abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) na busca pela restauração e reconstrução de uma nova forma de viver no mundo. Este trabalho aborda o processo de dissolução conjugal, as etapas do luto que surgem após o término da relação e os desafios e implicações que a mulher encontrará no seu percurso do amor-próprio para reestruturar sua individualidade pessoal, por meio das técnicas utilizadas através da TCC. Conclui-se que a psicologia tem muito a auxiliar as mulheres nessa trajetória, contribuindo principalmente no campo da Terapia-Cognitiva Comportamental, fornecendo o acolhimento, a escuta e a psicoeducação para resgatar seu bem-estar mental e emocional. Palavras-chave: Separação; Autoestima; Luto; Aaron Beck; Terapia Cognitiva Comportamental

Texto completo:

PDF

Referências


VIOLA, Sueli Terezinha. O divórcio na contemporaneidade. 2014. Disponível em: https://repositorio.unifaema.edu.br/handle/123456789/592?mode=full.Acesso em: 8 abr. 2024.

ZANELLO, Valeska Z28p 2022 Prateleira do amor : sobre mulheres, homens e relações / Valeska Zanello. 1. ed. - Curitiba : Appris, 2022. 144 p.

ZORDAN, Eliana Piccoli. A separação conjugal na contemporaneidade: motivos, circunstâncias e contextos. 2010. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/4828/1/000422211-Texto%2BCompleto-0.pdf. Acesso em: 8 abr. 2024.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.