OS IMPACTOS DO USO DA REDE SOCIAL INSTAGRAM NA AUTOESTIMA FEMININA (PSICOLOGIA)
Resumo
Este estudo aborda os impactos do uso da rede social Instagram na autoestima feminina, com foco na análise dos padrões de beleza impostos pela sociedade e sua disseminação por meio dessa plataforma. A pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica que incluiu, como critérios de seleção, artigos e livros publicados entre 2020 e 2024 relacionados à imagem feminina e ao consumo do Instagram. Inicialmente, foram identificadas 49 publicações, das quais utilizamos 32 artigos, 8 livros e 6 revistas, os quais foram selecionadas para análise. A estrutura do estudo contempla a evolução histórica dos padrões de beleza e das redes sociais, bem como os conceitos e a construção da autoestima e da percepção de beleza. Os resultados da revisão indicam que o uso do Instagram impacta na autoestima feminina, contribuindo para alterações na autopercepção corporal e níveis reduzidos de satisfação com o próprio corpo. Palavras-Chave: autoestima; mulheres; Instagram; autoimagem.
Texto completo:
PDFReferências
BORGES, Satisfação com a imagem corporal em mulheres praticantes de atividade física, International Seven Journal of Health Research, São José dos Pinhais, p. 552, ago. 2023.
BUSS, Juliana; STOLTZ, Tania. Percepções de crianças sobre padrões de beleza. Psicologia Escolar e Educacional, v. 24, p. e210192, 2020. Disponível em:. Acesso em: 17 abr. 2024.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero – Feminismo e subversão da identidade. Civilização Brasileira. Rio de Janeiro, 2002.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

