O APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE PESSOAS NAS PEQUENAS EMPRESAS. (ADMINISTRAÇÂO)
Resumo
Introdução: O presente estudo investigou as estratégias para aprimorar a gestão de pessoas em pequenas empresas, buscando contribuir para a construção de um modelo de gestão mais moderno e eficaz. Objetivos: Com o objetivo de identificar estratégias para otimizar o desempenho organizacional investigando maneiras de otimizar a gestão de pessoas, priorizando o desenvolvimento de competências. Materiais e Métodos: Através de uma revisão sistemática da literatura, a pesquisa identificou a gestão por competências e a cultura organizacional como elementos cruciais para o sucesso dessas empresas. Desenvolvimento: Ao analisar o perfil multifuncional do profissional e os benefícios da gestão por competências, a pesquisa contribui para o campo da gestão de pessoas ao demonstrar a relevância de práticas como a gestão por competências e a cultura organizacional, abrindo caminho para futuras pesquisas que investiguem o impacto dessas práticas na inovação e na sustentabilidade das pequenas empresas. Considerações finais: Concluise que investir em práticas de gestão de pessoas modernas resulta em maior satisfação dos colaboradores, menor rotatividade e melhor desempenho e as pequenas empresas que adotarem essas práticas poderão alcançar um maior crescimento e desenvolvimento.
Palavras-Chave: Gestão de pessoas em pequenas empresas; desenvolvimento de competências; gestão por competências.
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PDFReferências
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