EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: IMPACTOS NO DESEMPENHO PROFISSIONAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. - CONTINUING HEALTH EDUCATION: IMPACTS ON THE PROFESSIONAL PERFORMANCE OF COMMUNITY HEALTH AGENTS. (ENFERMAGEM)

Agnaldo Junio Barroso Do Couto, Filéta de Souza Gomes Neta

Resumo


Em meio à vasta rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) operam como elementos vitais. Mesmo ocupando uma posição tão estratégica, enfrentam desafios significativos, sobretudo devido à lacuna na Educação Permanente em Saúde (EPS). O presente estudo tem como objetivo investigar os impactos negativos da ausência de educação permanente em saúde no desempenho do agente comunitários de saúde. Para alcançar tais objetivos, utilizou-se uma revisão bibliográfica narrativa de caráter exploratório e qualitativo. Sendo realizado a análise minuciosa de literaturas relevantes disponíveis. A análise dos materiais coletados revelou que a ausência de EPS tem implicações profundas para a APS, comprometendo a qualidade da assistência prestada pelos ACS. Esse déficit de capacitação desencadeia uma série de problemas operacionais, como ineficiências na execução de tarefas, falhas de comunicação com a comunidade e um declínio geral na eficácia dos serviços prestados. Concluise que a EPS não é apenas desejável, mas essencial para otimizar a performance dos ACS no ambiente da APS.

Palavras-chave: Educação permanente; Agentes Comunitários de Saúde; Atenção Primária; Enfermagem.


Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR, Claylsonn André Batista et al. Conhecimento de agentes comunitários de saúde acerca do Sistema Único de Saúde e sua operacionalização-Araripina, Pernambuco. SANARERevista de Políticas Públicas, v. 13, n. 2, 2014.

ALONSO, Carolina Maria do Carmo; BÉGUIN, Pascal Daniel; DUARTE, Francisco José de Castro Moura. Trabalho dos agentes comunitários de saúde na Estratégia Saúde da Família: metassíntese. Revista de Saúde Pública, v. 52, 2018.

ASSIS, B. A. et al. 3.1. 3 O papel do enfermeiro como educador: relato de experiência vivida na aula prática de Educação em Saúde. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.