VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO: PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA. - VIOLENCE AGAINST THE ELDERLY: A PUBLIC HEALTH PROBLEM. (ENFERMAGEM)
Resumo
O aumento da violência contra o idoso tem se constituído um tema de crescente relevância, a identificação precoce torna-se crucial, uma vez que existem formas que podem diminuir os traumas vividos, o que possibilita ao idoso ter uma melhora na qualidade de vida. Assim, a enfermagem tem grande importância diante dessa problemática de identificação da violência. O presente trabalho tem como objetivo discutir como a violência contra o idoso pode ser considerada um problema de saúde pública e a primordialidade dos profissionais de enfermagem para a identificação precoce da violência, além de conhecer através de artigos os fatores que agravam esse comportamento, através de uma revisão de literatura. Deste modo, o estudo adotou uma abordagem metodológica de tipo qualitativa, sendo então de caráter exploratório e descritivo, realizada por meio de uma revisão integrativa de literatura. Como resultado e conclusão, é esperado responder aos objetivos elencados.
Palavras-chave: Violência; Idoso; Enfermagem.
Texto completo:
PDFReferências
SCORALICK-LEMPKE, N. N., & BARBOSA, A. J. G. Educação e envelhecimento:
Contribuições da perspectiva Life-Span. Estudos de Psicologia (Campinas),2012, 29(suppl1), 647–655. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103166X2012000500001. Acesso em: 09 nov. 2022.
TRAVASSOS, G.; COELHO, A.; ARENDS-KUENNING, M. Os idosos no Brasil: transição
demográfica, perfil e condição socioeconômica. Revista Brasileira de Estudos de
População, v. 37, 2020.
WILLIG, Mariluci Hautsch; LENARDT, Maria Helena; MÉIER, Marineli Joaquim. A trajetória das políticas públicas do idoso no Brasil: Breve análise. Cogitare enfermagem, v. 17, n. 3, 2012.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

