Diretrizes para Autores
Introdução:
Este documento tem como objetivo estabelecer diretrizes para os colaboradores, explicitando a linha editorial da Revista e as características de suas publicações. Pretende-se, desta forma, estabelecer relacionamento mais produtivo entre os Colaboradores e a Revista, alinhando expectativas quanto ao perfil de trabalhos a serem publicados.
Os trabalhos remetidos à Revista Eletrônica da Faculdade Promove de Brasíliaserão encaminhados aos membros do conselho editorial, que decidirão sobre sua aceitação.
Características específicas dos artigos
Os artigos a serem publicados na revista devem possuir formato que valorize a sua
1. Apresentação do objetivo conceitual;
2. Desenvolvimento do raciocínio;
3. Conclusões;
4. Podem abordar a ampla variedade de tópicos e práticas, em diferentes setores industriais, áreas geográficas e especialidades funcionais.
Eventualmente, artigos versando sobre outros temas poderão ser avaliados para publicação, caso o assunto seja considerado de interesse para o público da Revista.
Os artigos dos alunos serão encaminhados diretamente ao Conselho Editorial da Revista.
Objetivo da Revista
Os leitores devem se sentir motivados a estabelecer uma agenda de discussão dentro dos conceitos expostos na Revista. Para isso, os artigos devem provocar discussões inéditas que contribuam para:
1. Incrementar a experiência nas áreas e atuação da Faculdade;
2. Melhorar o entendimento sobre como lidar com os crescentes desafios em todas as áreas de atuação das IES;
3. Oferecer novas ideias e abordagens diferentes;
4. Relatar as melhores práticas e técnicas utilizadas;
5. Incentivar a pesquisa, a leitura e a escrita;
6. Analisar soluções inovadoras de casos práticos;
7. Comunicar pesquisas recentes.
Norma para Apresentação de Trabalhos
1. Nossos futuros leitores são alunos, professores e a Comunidade Acadêmica em geral. As variadas posições ocupadas por eles significam que a formação e os conhecimentos que possuem são bastante diferentes. Para que todos os trabalhos sejam acessíveis a todos os leitores, é importante que tenham linguagem e apresentação adequadas;
2. Clareza e concisão no desenvolvimento das ideias são fundamentais, assim como o uso adequado da Língua Portuguesa;
3. Sugere-se ao autor que o trabalho passe por uma revisão gramatical antes de seu encaminhamento à revista. Caso o texto seja resultado de dissertação, tese ou seminário, seu formato e sua linguagem devem seguir esse mesmo princípio. Quando se escreve um trabalho desta natureza, não se pode esquecer o leitor;
4. Não se deve enviar, para publicação, artigo que já tenha sido editado ou aceito para publicação em outras revistas;
5. Os artigos publicados pelos alunos serão computados como atividade complementar, de acordo com as normas institucionais;
6. O material deverá ser enviado via e-mail ou CD, acompanhado de duas vias impressas;
7. Deverão ser destacados, em folha à parte, cinco parágrafos ou frases do texto (chamadas). Deverá conter um resumo ressaltando objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho, bem como as palavras-chaves, objetivando sua difusão;
8. O autor deverá enviar autorização para publicação e endereço completo, telefone, fax e correio eletrônico do autor;
9. Deverá(ão) ser apresentado(s) o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve curriculum vitae, relatando a experiência profissional e/ou acadêmica, endereço, números do telefone e do fax e e-mail. Se forem dois ou mais de três, os demais deverão ser apresentados como colaboradores; e
10. Os originais não serão devolvidos.
Formatação do trabalho:
Cada Trabalho deverá incluir:
1. Título em português, devendo o mesmo expressar, de forma clara e precisa, o conteúdo geral do artigo;
2. Nome (s) do (s) autor (es) recuado à direita com nota de rodapé citando suas qualificações e instituição à qual é vinculado;
3. Resumo e pelo menos três palavras-chaves em português;
4. Resumo (Abstract) e pelo menos três palavras-chaves (Keywords) em inglês;
5. Texto de acordo com as normas abaixo; e
6. Referências.
2. Configuração da página: superior e esquerda (3cm); inferior e direita (2cm).
3. Deverá estar em formato PDF, utilizando caracteres Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre linhas, sem identificação do(s) autor(s) no corpo do trabalho;
4. Não deverá exceder a 20 laudas, incluindo notas e referências;
5. O texto deverá apresentar os parágrafos recuados a 2 cm, sem espaços entre eles;
6. Citações de até três linhas deverão ser incluídas no texto, entre aspas, conforme ABNT NBR 10520;
7. Citações com mais de três linhas deverão constituir parágrafo independente, recuada a 4cm da margem esquerda, com tamanho 10 e espaçamento 1 entre linhas, dispensando as aspas neste caso, conforme ABNT NBR 10520;
8. Palavras estrangeiras deverão ser citadas em itálico;
9. As referências deverão ser apresentadas normalizadas de acordo com a ABNT NBR 6023, e estar citadas no texto.
Emissão de certificado
Para os artigos selecionados e incluídos na Revista, a Faculdade providenciará a emissão de certificado com os dados da sua publicação. A solicitação deverá ser feita ao meio de contato presente nessas normas.
contato:
Os trabalhos deverão ser enviados para:
Revista Eletrônica da Faculdade Promove
QE 11, Área Especial C/D, s/n.
CEP 71.020-621–Guará1 - DF
Telefone: (61) 3035-9500E-mail: [email protected]