DESENVOLVIMENTO DE BANCADA PARA TESTES DE CALIBRAÇÃO DE LIMITADORES DE VELOCIDADE EM ELEVADORES DE PASSAGEIROS

DIEGO MEIRELES LOPES, William Max Coelho DA SILVA

Resumo


Resumo: O presente artigo tem por objetivo esclarecer como é realizada a calibração e o funcionamento do limitador de velocidade no transporte vertical de passageiros (elevador), também conhecido como regulador de velocidade, que é o principal dispositivo relacionado à segurança do elevador. Para maior entendimento, o limitador de velocidade tem a função principal de acionar o freio mecanicamente em caso de aumento repentino de velocidade sem qualquer ação de comando elétrico, mesmo se todos os cabos de aço se arrebentem, assim, garantindo a frenagem instantaneamente protegendo os passageiros em caso de uma emergência. Por se tratar de segurança, o limitador de velocidade é um dos equipamentos mais essenciais e responsáveis por reduzir o risco de acidentes derivados da sobre velocidade do elevador. Devido à sua importância, o equipamento deve ser submetido a inspeções periódicas para determinar o seu bom estado de funcionamento. O método utilizado para a realização destas inspeções atualmente não são tão rigorosos, assim, obtendo baixo resultado esperado. Por fim, pretende-se com este projeto desenvolver uma bancada para testes de calibração da forma mais rigorosa possível, a fim de atender o estado de funcionamento correto e calibrado, com base nas boas práticas de engenharia, normas técnicas pertinentes e legislação vigente.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 5666 TB6: Elevadores Elétricos – Terminologia. Rio de Janeiro, 1977.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR NM 207: Elevadores elétricos de passageiros - Requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores com maquinaria dentro da caixa. Rio de Janeiro: 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 15597:2010 – Requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores - Elevadores existentes - Requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas. Rio de Janeiro, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR NR12: 1978 - segurança no trabalho em máquinas e equipamentos: Rio de Janeiro 1978.

BRASIL, NORMA REGULAMENTADORA - NR -12: SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTO. 2019. PORTARIA N.º 916, DE 30 DE JULHO DE 2019. SECRETARIA ESPECIAL DE PREVIDÊNCIA E TRABALHO, MINISTÉRIO DA ECONÔMIA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

ELEVADORES DEVEM SEGUIR NORMAS TÉCNICAS E DE ACESSIBILIDADE PARA TER LICENÇA. PRFEITURA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Disponível em: . Acesso em: 12 de junho de 2020.

MONTE, Paulo Juarez Dal, et. al., Elevadores e escadas rolantes. 1ª edição. Rio de Janeiro, Editora Interciência, 2000.

SCHINDLER, Atlas, Manual de transporte vertical em edifícios.2013. Disponível em: http://www.schindler.com/content/dam/web/br/PDFs/NI/manual-transporte-vertical.pdf>. Acesso em: 12 de junho 2020.

KRUPP, Thyssen, NomeclaturaThyssenSur Atualizada. Disponível em: . Acesso em: 12 de junho de 2020.

TOMÉ, Marco Alexandre Sacramento, et. al., Sistema automático de medição de velocidade em limitadores de velocidade de elevadores.Elevare - Revista técnica de elevadores e movimentação de cargas. Revista Elevare, Número 10. Porto, 2018. Disponível em: .Acesso em: 12 de junho de 2020.

WITTUR, S.d.. System Solution S-Pack 01. –Disponível em: . Acesso em: 02 de Novembro de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN: 2596-1284


      

 Classificação de Periódicos Quadrieno 2017-2020: B4