Constituição Federal nas escolas: Instrumento para a formação de cidadãos

César S. de Oliveira Júnior, Christiane Renata Caldeira de Melo, Lorena Couto Leite

Resumo


Resumo: Neste artigo, evidencia-se a necessidade de ensinar o texto constitucional na escola como fundamento educacional, para construir cidadãos informados e críticos, cientes de seus direitos fundamentais, e assim, constituir uma sociedade mais justa, com indivíduos que possam formar suas opiniões e exercer seus atos civis fundamentados não só em experiências vividas, mas com autonomia de pontuar, formar pensamento crítico, política e socialmente, com o devido acesso à essa informação. Compreendendo, desse modo, corretamente seu significado e direitos concebidos pela Constituição Federal. Não obstante, enfatizar a importância de se conhecer sobre os direitos civis e como, após muita luta e sacrifícios por liberdade e igualdade, chega-se aos tempos em que todos estão regidos por uma constituição, que assegura aos brasileiros os cidadãos direitos fundamentais ao convívio social e a dignidade da pessoa humana, mas, infelizmente, não garante o conhecimento e interpretação adequada de seu texto para que possam os cidadãos, com eficácia, exercê-los.

 

Palavras-chave: Constituição Federal, cidadania, ensino médio, direitos civis, direitos e garantias fundamentais, liberdade e igualdade, convívio social.

 


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