CONSTRUÇÃO E ADAPTAÇÃO DO PROJETO APOLOBVM: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE METODOLOGIA DE ENSINO ATRAVÉS DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E INOVADORAS EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19
Resumo
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Resumo: O objetivo principal deste estudo descritivo é relatar a experiência vivenciada por um grupo de pesquisadores durante as atividades de desenvolvimento, construção e melhorias do projeto opensource APOLLO BMV sobre ventilação não invasiva, com o intuito de criar uma metodologia de ensino de impressão 3D e eletrônica através da plataforma Arduíno para intervenção educacional com adolescentes utilizando a ludicidade e aprendizagem criativa. As atividades foram desenvolvidas com professores pesquisadores de diferentes áreas formativas de duas instituições federais de ensino, durante os meses de fevereiro a maio de 2020 em meio a pandemia de Covid-19. Percebeu-se que o uso de ferramentas tecnológicas no espaço educacional com a inserção da Metodologia STEAM, configura-se como um instrumento para as transformações necessárias exigidas pelo mercado da Indústria 4.0 por proporcionar uma atitude mais ativa na aprendizagem, fazendo com que a o uso tecnologia motive e desenvolva o pensamento complexo.
Palavras Chaves: Covid-19. Educação. Metodologia STEAM. Aprendizagem Criativa. Ventilação não invasiva.
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