Cultura, trabalho e saberes do campo na formação de professores do campo em ciências da natureza no Brasil

Geize Kelle Ribeiro, Wender Faleiro

Resumo


Resumo: Esse estudo objetiva a discussão da cultura, trabalho e saberes do campo na formação de professores do Campo, para alcança-lo utilizamos da análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza no Brasil. Sobre os PPPs analisados, três abordam com clareza sobre a integração dos saberes produzidos socialmente com a Universidade. Os demais relacionam esses saberes ao desenvolvimento da formação docente para funções plurais, destacando a gestão de processos educativos e formativos e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que objetivem a formação autônoma e criativa dos sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. O reconhecimento desses saberes, experiências e ações exige dos cursos de formação de professores a incorporação, sistematização e aprofundamento desses saberes em diálogo com os saberes e concepções pedagógicos e didáticos, de organização escolar, de ensino-aprendizagem para a garantia do direito à educação dos povos do Campo.

 

Palavras chave: Formação de professores. Formação por área. Ecologia dos saberes.


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