O diálogo entre universidade e comunidade: uma proposta de ação coletiva no tempo comunidade do curso de licenciatura em educação do campo

Débora Schmitt Kavalek, Ariele Maria Santos dos Reis

Resumo


 

 

Resumo: A presente proposta baseia-se numa ação coletiva dialógica realizada em uma das etapas do Tempo Comunidade do Curso de Licenciatura em Educação do Campo do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo, em uma das comunidades de origem dos estudantes: a comunidade Quilombola São Domingos, localizada no município de Conceição da Barra-ES. Esta investigação configura-se como pesquisa participante, onde os docentes e discentes realizaram uma prática interdisciplinar, aliada aos conhecimentos locais. Além de abordar características da pedagogia da alternância, a pesquisa aborda a dialogicidade, a problematização do conhecimento a partir da realidade e a construção de novos saberes.

 

Palavras-chave: Tempo comunidade. Dialogicidade. Pedagogia da Alternância. Comunidade Quilombola.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.