Metodologias ativas na educação presentes na prática pedagógica em uma escola estadual de ensino médio na modalidade de ensino integral na cidade de Marabá-PA

Henoc da Silva Gomes, Camila Maria Sitko, Susana Oliveira e Sá, Cristina Costa-Lobo

Resumo


Resumo: O trabalho descreve as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola estadual de Ensino Médio, na Modalidade de Ensino Integral, relacionada a três atividades realizadas com os alunos, com a finalidade de constatar o que essas práticas possuem de metodologias ativas no ensino e aprendizagem, tendo o propósito de fortalecer as mesmas e torná-las cada vez mais evidentes. Pode-se perceber que as metodologias ativas trazem características bem diferenciadas das tradicionais, como a participação ativa dos alunos no contexto de sua aprendizagem, percepção do papel do professor como facilitador efetivo e mediador do conhecimento e conteúdo em linguagem mais próxima da realidade dos alunos. O processo de ensino e aprendizagem é mais cativante e estimulante, na ampliação de seu dimensionamento crítico da realidade e em sua formação cidadã.

 

Palavras-chave: Prática Pedagógica, Metodologias Ativas, Ensino-Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.