Perceções de Liderança na Escola Portuguesa de Moçambique: Um estudo empírico envolvendo Direção, Lideranças intermédias e Professores

Antero Ruiz Ribeiro, Susana Sá

Resumo


Resumo: O papel de líder na Escola assume cada vez maior preponderância, urge por isso compreender os mecanismos de liderança e a influência que estes produzem sobre aqueles que são liderados. O presente trabalho consiste numa investigação quantitativa cujo objetivo primordial foi aferir a incidência de comportamentos de liderança Transformacional, Transacional e Laissez-Faire  na Escola Portuguesa de Moçambique, e o seu efeito sob a satisfação e desempenho profissional dos docentes, com o propósito de contribuir para a discussão e reflexão acerca das lideranças em contexto escolar. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o Multifator Leadership Questionnaire (MLQ). As principais conclusões que extraímos deste estudo diferem consoante a amostra em causa. O estilo de liderança sobre o estilo e o efeito da liderança da Presidente da Comissão de Administração Provisória, difere no caso da amostra de Professores.

 

Palavras-chave: Comportamentos de Liderança, Escola integrada do Pré-Escolar ao Secundário, Resultados da Liderança.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.