Os impactos da evolução do projeto sped em escritórios de contabilidade de Luziânia – GO
Resumo
Resumo: Com o intuito de modernizar a transmissão de informações fiscais e contábeis dos contribuintes para o fisco, surgiu o projeto Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), buscando padronizar as informações contábil e fiscais das empresas. Em constante atualização, torna-se possível o monitoramento dos dados dos contribuintes de forma cada vez mais completa e eficiente, diante disso, percebe-se o papel fundamental da classe contábil para o manuseio dessa ferramenta. O artigo tem por objetivo evidenciar os impactos na rotina dos profissionais contábeis de escritórios de contabilidade da cidade de Luziânia-GO sobre a evolução do projeto SPED. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi de abordagem quantitativa de caráter exploratório, cujo a coleta de dados foi feita por meio de questionário. Aplicando os métodos citados, foram coletadas informações de 10 (dez) escritórios de contabilidade da cidade de Luziânia. Observa-se que a evolução do projeto SPED referente ao que diz respeito aos módulos EFD-Reinf e o E-social tiveram maior impacto na rotina dos escritórios contábeis, que utilizaram ferramentas como os sites de consultoria para adequarem-se às mudanças.
Palavras-Chave: Impacto; SPED; evolução; sonegação; escritório.
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