Competências em administração: a matriz acadêmica de um centro universitário situado em goiás aborda o que as empresas valorizam?

Valéria de Matos Lima, Izabela Calegario Visentin, Carla de Fátima Nascimento Queiroz de Paula

Resumo


Resumo: Levando em consideração o atual cenário que se encontra o mercado de trabalho, as empresas necessitam de profissionais que possuam competências alinhadas com as competências que o mercado de trabalho demanda. Diante disso, considerando que o curso de administração é um curso que abrange varias áreas, tornou-se relevante investigar a empregabilidade do profissional formado nessa área, bem como as diretrizes que regem o curso de administração. Com essa perspectiva o presente artigo tem como objetivo propor a partir da pesquisa sugestão para uma nova matriz curricular do curso de administração do UNIDESC, buscando proporcionar ao acadêmico um maior alinhamento com as competências demandadas pelo mercado de trabalho. A metodologia utilizada para realizar a pesquisa foi descritiva de caráter qualitativo, que se baseou em um estudo de caso com aplicação de questionários para 20 gestores de empresas situadas na região do Entorno Sul do Distrito Federal (ESDF). Desta forma, através da analise dos dados obtidos, identificou-se que as competências que as empresas mais valorizam em um funcionário que disputa uma vaga na área da gestão, são as competências interpessoais, sendo elas a certo momento mais valorizadas que as competências técnicas. Assim sendo, nota-se que apesar das competências técnicas serem de suma relevância para as empresas, os empregadores priorizam as Soft Skills, que são as competências ligadas ao comportamento e personalidade de cada indivíduo.

 

Palavras-Chave: Competências; Matriz acadêmica; Administração; mercado de trabalho

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