As universidades corporativas na estratégia empresarial

Anselmo Carvalho de Oliveira

Resumo


Resumo: O desenvolvimento tecnológico contemporâneo, associado às constantes mudanças nos mercados, exige das organizações novas práticas de aprendizado e excelência para sobreviverem e obterem ganhos de competitividade. Diante dessa realidade, o conhecimento é determinante. Assim, a gestão profissional e eficiente do conhecimento passa a ser o fator central de preocupação para as organizações. As ações de gestão passam a ser reconhecidas como assunto de relevância para a estratégia organizacional. As universidades corporativas, dentro dessa lógica, são instituições criadas pelas organizações para implantar um sistema de ensino que atenda às suas necessidades específicas, atuando na gestão do conhecimento e no ensino e desenvolvimento de competências e habilidades do seu pessoal. O objetivo deste artigo é discutir o papel das universidades corporativas na gestão do conhecimento nas organizações contemporâneas, a partir da perspectiva do desenvolvimento organizacional. Especificamente, buscamos responder à seguinte questão:  qual o papel das universidades corporativas nos processos de geração e compartilhamento do conhecimento em uma organização na era do conhecimento? O artigo consiste em um ensaio teórico de análise crítica da bibliografia sobre gestão do conhecimento e universidades corporativas.  O estudo justifica-se pela relevância da temática no cenário globalizado e competitivo e ainda por ser objeto de um pequeno número de estudos no Brasil.

 

Palavras-chaves: Competitividade, gestão do conhecimento, universidades corporativas.

 


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