Educação no campo: o labor, o trabalho, a ação e a vida activa à luz de Hannah Arendt

Maria Zeneide C. Magalhães de Almeida, Ana Maria Franco Pereira, Ana Beatriz Franco Benevides

Resumo


Resumo: A proposta desse estudo, é discutir a importância de se construir uma real transformação na educação do campo, sendo esta voltada para a formação humana e social de um sujeito crítico transformador de sua própria realidade e, nessa perspectiva, sugerimos a aproximação entre o debate dessa educação e a noção de “vida activa”, trabalhada pela filósofa Hannah Arendt, onde faz-se uma contextualização de alguns princípios da história da educação do campo apresentando a noção de labor, trabalho e ação. Ao término deste estudo, foi possível fazer uma análise e compreender que a educação é ferramenta essencial na formação de um homem, pois fica claro que a escola, dá espaço para a ação, que na luz de Hannah Arendt, é a ferramenta perfeita para essa ação.

 

Palavras-chave: Educação no Campo; Labor, Trabalho e Ação; Vida Activa.

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.