A PRESENÇA TECNOLÓGICA DIGITAL NA ESCOLA E A FORMAÇÃO DOCENTE:DISCUSSÕES

José Francisco Rocha Simão, Mônica Strege Mèdici, Damião Rocha

Resumo


No presente artigo discute-se a formação do professor com a presença tecnológica digital na escola. Diversas pessoas, profissionais, estudantes e docentes vivem em um mundo interconectados com aparelhos sem fios por meio de rede de internet. Diante disso, coloca-se em discussão a formação docente, ou seja, muitos não dispõe de formação adequada para usar pedagogicamente o ensino e aprendizagem com seus alunos usando as TDs. O objetivo proposto é a reflexão em relação à formação docente e a presença tecnológica digital na escola. A pesquisa fundamenta-se em literatura teórica, a qual foi realizada em plataformas de publicações acadêmicas na área de educação.  Existem desafios a serem superados por muitos docentes no uso de TDs. Pesquisas mostradas neste trabalho reforçam a importância de os docentes possuírem formação para o uso de tecnologias digitais no trabalho escolar.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Proposta de diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica em cursos de nível superior. Brasília, DF: Ministério da Educação, [2000]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/basica.pdf. Acesso em: 10 abr. 2021.

CONTE, E; MARTINI, R. M. F. As Tecnologias na Educação: uma questão somente técnica? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 1191-1207, out./dez. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/46599. Acesso em: 11 abr. 2021.

COSTA, R. P; CASSIMIRO, É. E; SILVA, R. R. Tecnologias no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 78, jan./abr. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc. Acesso em: 05 fev. 2021.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 5. ed. Campinas: Papirus, 2009.

LOUREIRO, A. C.; CAVALCANTI, C. C.; TAVARES, C. Z. Concepções docentes sobre o uso das tecnologias na educação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/99530/55674. Acesso em: 10 abr. 2021.

MODELSKI, D; GIRAFFA, L. M. M; CASARTELLI, A. O. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educ. Pesqui. São Paulo, v. 45, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100515&tlng=pt. Acesso em: 23 fev. 2021.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 3. ed. Campinas: Papirus, 2008.

PAIXÃO, S. V; SANTIAGO, J. L. As novas tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental I: problematizações acerca da formação de professores. Rev. Sítio Novo, Palmas, v. 5, n. 1, p. 210-226, jan./mar. 2021. Disponível em: https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo. Acesso em: 01 fev. 2021.

POLATE, V. A. T. Inclusão digital nas escolas: caminhos possíveis para se (re)pensar o digital em rede na prática pedagógica. Redoc, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 118, Maio/Ago. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/issue/view/1759/showToc. Acesso em: 19, fev.2021. Acesso em 02 mar. 2021.

REIS, T.M.L.S. As abordagens inovadoras na escola e a formação continuada. Revista Artigos. Com, v. 20, p. e4202, 20 ago. 2020. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/artigos/issue/view/167. Acesso em: 08 set. 2020.

ROCHA, J.D.T; NOGUEIRA, C.M; SOUSA, J.L; SOUSA, G.R. Práticas Pedagógicas Curriculares e uso das tecnologias na contemporaneidade. Revista Observatório, Palmas, v. 4, n. 5, p. 673-694, ago. 2018. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/index. Acesso em: 03 fev. 2021.

ROCHA, J.D.T; NOGUEIRA, C.R.M. Formação Docente: uso das tecnologias como ferramentas de interatividade no processo de ensino. Revista Observatório, Palmas, v. 5, n. 6, p. 578-596, out./dez. 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/index. Acesso em: 02 fev. 2021.

SILVA, L. G; ROCHA, J. D. T. Formação docente: o uso da tecnologia educacional independente na educação básica. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 6, n. 8, p.124 -129, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/51. Acesso em: 20 fev. 2021.

SILVA, W. A. (Re)pensar a formação docente com as tecnologias digitais no ensino fundamental: desafios contemporâneos. Redoc, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 107 -117, Maio/Ago. 2018. Disponível em:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/issue/view/1759/showToc. Acesso em: 18, fev.2021. Acesso em: 10 mar. 2021.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.