LIVRO DIDÁTICO NOS ANOS INICIAIS: DEFINIÇÕES E DESAFIOS

Naiara Silva dos Santos, Jaqueline Aparecida Martins Zarbato

Resumo


O objetivo desse artigo é analisar teoricamente, os avanços e dificuldades na inclusão do livro didático no âmbito educacional, principalmente em relação ao seu conteúdo, nos anos iniciais. Para tanto, se utiliza a investigação qualitativa e analítica, com pesquisa bibliográfica, embasadas em autores que contemplam discussões sobre a história do livro didático. E também na análise sobre a relação escola e o livro didático. Assim, espera-se que por meio desse olhar investigativo possa compreender os processos educacionais que levam a construção dos materiais didáticos. Será analisado o livro de História (PNLD 2019-2022) da coleção “Aprender Juntos” do 1º ano do EF I de uma escola Pública Estadual do Município de Naviraí/MS. A reflexão do estudo identificou que, mesmo compreendendo o valor dos livros didáticos, não devemos utiliza-lo como material único de ensino, uma vez que, este pode trazer conteúdos generalizadores.

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