Competência e habilidades inerentes às atividades de Coordenação de Curso em Instituições de Ensino Superior
Resumo
: O presente estudo tem como objetivo conhecer as competências individuais, técnicas e comportamentais consideradas relevantes nas atividades de coordenação de curso. O estudo conta com a pesquisa descritiva, qualitativa, de natureza, como aplicada. O conjunto dos achados permitem identificar que as características de liderança e relacionamento interpessoal, para os coordenadores são características muito importantes para o exercício da função. Os coordenadores consideram a boa comunicação com todos os atores, como sendo muito importante, bem como, atuar no ensino, na evasão, na inadimplência. Ainda, destacaram a importância do Projeto Pedagógico de Curso, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, a Política de Acompanhamento de Egressos, o que desafia o processo de formação dos coordenadores, para ampliar as competências individuais, técnicas e comportamentais.
Palavras-chaves: Ensino Superior; Gestão Acadêmica; Perfil Profissional; Habilidades e Competências.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.