Competência e habilidades inerentes às atividades de Coordenação de Curso em Instituições de Ensino Superior

Ananere da Silva Cruz, Ariane Cristina Silva, Daniel Knebel Baggio, Maria Margarete Baccin Brizola, Nelson José Thesing

Resumo


: O presente estudo tem como objetivo conhecer as competências individuais, técnicas e comportamentais consideradas relevantes nas atividades de coordenação de curso. O estudo conta com a pesquisa descritiva, qualitativa, de natureza, como aplicada. O conjunto dos achados permitem identificar que as características de liderança e relacionamento interpessoal, para os coordenadores são características muito importantes para o exercício da função. Os coordenadores consideram a boa comunicação com todos os atores, como sendo muito importante, bem como, atuar no ensino, na evasão, na inadimplência. Ainda, destacaram a importância do Projeto Pedagógico de Curso, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, a Política de Acompanhamento de Egressos, o que desafia o processo de formação dos coordenadores, para ampliar as competências individuais, técnicas e comportamentais.

 

Palavras-chaves: Ensino Superior; Gestão Acadêmica; Perfil Profissional; Habilidades e Competências.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.