Desafios e utopias nas escolas públicas paulistas: um (re)olhar sobre o descritor “desigualdade socioeconômica”

Luciane Helena Mendes de Miranda, Vera Maria Nigro de Souza Placco, Patrick Vieira Ferreira, Dilma Antunes Silva

Resumo


Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa “Qual a escola para o século XXI?”, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa CEPId, da PUC-SP.  A temática das desigualdades socioeconômicas evidenciada nas escolas públicas, é tomada como questão norteadora, neste texto, a fim de analisar se e quais desafios são colocados às escolas da atualidade. Os dados foram produzidos através de um survey, com participação de 5005 profissionais da educação atuantes no âmbito da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (Seduc-SP). Os resultados apontam para um conjunto de fatores desafiantes vivenciados tanto pelos profissionais como pelos estudantes, os quais têm se acentuado ainda mais devido ao contexto da pandemia de Covid-19.

Palavras-chave: Profissionais da educação. Escola pública paulista. Desigualdades socioeconômicas.  Desafios. Políticas educacionais.


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