Tecendo diálogo entre prática pedagógica e a identidade do educando da educação de jovens e adultos

Karolaine Cristina Da Silva, Suzana Medeiros Batista Amorim

Resumo


: A educação de jovens e adultos (EJA) trata-se de modalidade de ensino destinada a garantir os direitos educativos às pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade considerada correta devido às implicações da vida. Neste viés, refletir a capacidade de transformar a vida dos indivíduos, a partir do espaço de educação formal, muito fortalece a discussão. As práticas pedagógicas desenvolvidas neste cenário da educação formal precisam ser acompanhadas, visando aprimoramento constantemente. Os desafios enfrentados neste contexto educacional são de variados aspectos no contexto educacional, como por exemplo, a falta de material didático; tempo para estudo dos discentes; necessidade de formação continuada dos professores atuantes neste campo da educação, entre outros. A prática pedagógica é considerada um dos pilares primordiais para a consolidação da construção da identidade social desse educando, reconhecendo suas especificidades e os empecilhos ao decorrer de seu percurso. Nesta direção, foi conduzido o presente estudo que buscou discutir os impactos das práticas docentes no desenvolvimento do discente da EJA em sua identidade. A pesquisa foi bibliográfica, de natureza qualitativa. Como fundamentação teórica, buscamos amparo nas visões dos estudiosos renomeados no assunto, como Nóvoa (2002), Paulo Freire (1987; 2013), Ciampa (1983), dentre outros que subsidiaram a elaboração do estudo. Espera-se que este estudo possa contribuir com a reflexão da sociedade sobre a importância da EJA para a sociedade contemporânea.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Identidade; Prática docente.


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