CTSA e Educação Ambiental: uma perspectiva integradora em oficinas pedagógicas

Everton Viesba, Natália Dias, Marilena Rosalen

Resumo


O presente trabalho visa apresentar uma perspectiva integradora entre Educação Ambiental (EA) e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), partindo da análise de construção, desenvolvimento e resultados de uma oficina pedagógica (OPs) aplicada para estudantes secundaristas e universitários, acredita-se que a aplicação de OPs, que integrem EA e CTSA, e adotam o tripé sentir-pensar-agir, se torne uma maneira eficaz de construção do conhecimento, pautando-se pela ação-reflexão. Partindo desse aspecto, foi desenvolvida a OP “Construindo um Futuro”. A OP proporcionou aos participantes descobrirem as potencialidades, problemáticas e soluções da comunidade escolar numa perspectiva socioambiental e integradora. Concluiu-se que OPs podem desempenhar papeis eficazes no processo de facilitação e tomada de decisão; favorecendo a construção coletiva do conhecimento, criando condições para que sejam protagonistas e agentes de transformação.

 

Palavras-Chave: Oficinas Pedagógicas. CTSA. Educação Ambiental.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.