Uma reflexão sobre os brinquedos no Ensino Fundamental II na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural

Fábio Carvalho Rodrigues, Ronan Ahmad Juste Ayoub, Junio Pereira Virto de Oliveira, Aline Aparecida Miranda Gomes

Resumo


A presente pesquisa discutiu a relevância do brinquedo no espaço escolar, proporcionando processos de ensino-aprendizagem mediante jogos e brincadeiras, partindo das análises da Teoria Histórico-Cultural. Dessa maneira, o objetivo foi investigar os mais variados tipos de brinquedos e seus possíveis locais para realização de atividades curriculares, em uma Escola Estadual do Estado de São Paulo de ensino fundamental II. Desse modo, na metodologia, realizamos o levantamento e catalogação dos brinquedos disponíveis e posteriormente foram realizadas as categorizações. Concluímos que não há uma preocupação na aquisição dos brinquedos na escola. Evidencia-se que a quantidade é insatisfatória, além de que os brinquedos não eram compatíveis com as faixas etárias, reduzindo a uma atividade meio e fim.

 

Palavras-chave: Brincar. Brinquedo. Teoria Histórico-Cultural.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.