Relato das experiências vivenciadas no estágio supervisionado em geografia no ensino médio

Ana D’Arc Ribeiro, Claúdio José Bertazzo

Resumo


O presente trabalho relata as experiências obtidas a partir das observações e das práticas realizadas no âmbito do curso de Geografia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) em Catalão, Goiás, desenvolvido a partir da disciplina Estágio Supervisionado em Geografia (ESG) no Ensino Médio, realizado no Colégio Estadual João Netto de Campos. O objetivo deste relato foi o de compartilhar ibuir com uma reflexão acerca das teorias aprendidas na universidade bem como, pensar sobre as práticas realizadas em sala de aula. O estágio é uma etapa indispensável do processo de formação profissional para o discente de licenciatura. Essa etapa tem por finalidade descrever, documentar e proporcionar a reflexão sobre os resultados das atividades executadas na docência. O futuro professor deve ser capacitado para o exercício da docência com atividade essencial e transformadora da realidade. Portanto o estágio é um articulador da prática-teoria-prática. A pesquisa está embasada teoricamente em (PIMENTA, 2010), (CAVALCANTI, 2007) E (BRASIL 2021).

 

Palavras-chave: Prática docente; Formação profissional; Engajamento Profissional.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.